logo RCN
NOTÍCIAS

Prepare-se para ver duas superluas

  • Gazeta -

Duas superluas estão para nascer! Saiba tudo sobre estas luas especiais e como observar as superluas de 27 de abril e 26 de maio de 2021

Basear algumas atividades nas mudanças da Lua e dar nomes para algumas Luas é uma prática muito antiga na história da humanidade. Muito se fala sobre o evento da Superlua, mas poucos sabem os motivos e o que é realmente uma Superlua.

o professor Marcos Calil pesquisou detalhes especiais para explicar tudo sobre estas luas especiais e como observar as Superluas de 27 de abril e 26 de maio de 2021. Aprenda aqui e prepare-se para ver as luonas!

Nomes das Luas

Por séculos e séculos, diversos povos espalhados pelo mundo atribuem nomes para as diferentes fases da Lua. Não são apenas as quatro principais fases da Lua - Nova, Quarto Crescente, Cheia e Quarto Minguante - que recebem nomes especiais. Existe a Lua Pascoal, a Blue Moon, Lua do Caçador, Lua do Lobo e, assim vai até onde a imaginação humana permitir.

Associar os meses do ano com nomes atribuídos para a Lua ou coincidências de determinados fenômenos astronômicos com a Lua é, praticamente, uma tradição humana. É o caso da chamada Superlua. Mas é preciso entender que, assim como a Superlua, a maioria desses nomes associados à Lua não são reconhecidos pela União Astronômica Internacional. Mas, de qualquer forma, a Superlua e outros fenômenos lunares atraem a atenção de muitas pessoas pela sua beleza.

Qual a origem do termo Superlua?

Em 1979, o astrólogo Richard Nolle, descreveu o primeiro conceito sobre Superlua na revista americana Dell Hoscope. Como ele mesmo descreve no seu site "claramente, existe muita confusão sobre o que é realmente uma Superlua".

Em grande parte do seu texto, Nolle associa a ocorrência da Superlua com previsões de fenômenos catastróficos ocorridos na Terra. Porém, por aqui, vamos deixar de lado todas as previsões astrológicas realizadas por Nolle, além de todas as polêmicas que existem entre astrônomos e astrólogos.

Vamos considerar apenas o embasamento das definições referentes à Superlua que Nolle propôs e colocar uma pitada astronômica, tendo como base o astrofísico Fred Espenak, que é referência na área de astronomia, principalmente quando o assunto é informações sobre Eclipses.

Vamos aprender um pouco da história da Superlua para apreciarmos ainda melhor esse evento.

Definição de Nolle sobre Superlua

De acordo com Nolle, uma Superlua ocorre quando:

Uma Lua Nova ou Cheia se localiza próxima (dentro de 90%) do perigeu da órbita da Terra.

Resumidamente, Terra, Lua e Sol estão todos alinhados, tendo a Lua o mais próximo da Terra. Para qualquer Lua Nova ou Lua Cheia, Terra e Lua e Sol estão todos em uma linha: Terra está no meio do alinhamento da Lua Cheia, enquanto a Lua Nova ocorre com a Lua no meio. A união deste alinhamento é tecnicamente denominada de sizígia.


JEC visita o Hercílio Luz pelo Catarinense Anterior

JEC visita o Hercílio Luz pelo Catarinense

Mulher desaparecida é encontrada dentro de cobra Próximo

Mulher desaparecida é encontrada dentro de cobra

Deixe seu comentário